A solução de filtragem de saída é independente da solução de entrada e pode ser utilizada apenas para relay. Clientes que tenham servidores próprios de e-mail podem utilizar este sistema para encaminhar e filtrar todo o tráfego de e-mail.
Configurar do lado do SpamExperts
Uma vez adicionado o domínio ao serviço (consultar KB – https://kb.dominios.pt/article/comecar-com-a-entrada-de-email/ ), será então necessário definir a autenticação neste sistema para o envio. Esta poderá ser feito de 3 formas:
- Autenticação por IP
- Por autenticação de domínio
- Por autenticação de utilizador
Se desejar filtrar um servidor inteiro, a autenticação IP será a opção mais correcta, contudo terá de garantir que o IP da ligação onde se encontra ao seu servidor é fixo. Caso contrario terá de optar por um dos outros métodos de autenticação.
Criar um utilizador de saída
1. Clique em “Gerir utilizadores de saída”
2. Adicione um utilizador de saída (se estiver utilizando autenticação por IP, adicione o IP ou o intervalo do servidor de envio de correio)
3. Edite as configurações do utilizador de saída. Aqui pode configurar os limites, cabeçalho de identificação e várias outras opções.
4. Clique em “Guardar”
Configurar um endereço de e-mail para recepção dos relatórios de abuso/Spam
Ao usar o filtro de saída, é altamente recomendado configurar um endereço para receber os relatórios de abuso que são enviados quando as mensagens de saída estão bloqueadas. Para tal deverá proceder da seguinte forma:
- Clique em “Configurações de saída”
- Adicionar endereço de abuso
- Clique em Guardar.
Nota: O endereço configurado não deverá possui qualquer tipo de filtragem e deverá evitar a utilização de serviços de email gratuitos já que estes podem limitar a recepção dos relatórios
Certifique-se de que quando os spammers são reportados na sua rede seja através de relatórios ARF ou por outros meios, estes (remetentes, scripts, etc.) são tratadas directamente.
Configurar o seu MTA
A configuração do seu MTA para que faça o relay pelo serviço de SpamExperts deverá ser feita porque quem presta suporte ao seu servidor de e-mail local. Cada servidor terá características próprias de configuração pelo que poderá abrir um pedido de suporte de forma a que possamos ajudar nas configurações necessárias em caso de duvida.
Os dados de configuração são os seguintes:
SMTP hostname: smtp.antispamcloud.com (porta 587/465)
SPF record: “v=spf1 a mx include:spf.antispamcloud.com -all”
Caso pretenda configurar o seu registo SPF personalizado poderá verificar o seguinte artigo – https://kb.dominios.pt/article/hosted-cloud-smtp-hostnames/
Notas adicionais
Limite de Conexão
Os servidores de filtragem, por padrão, aceitam um máximo de 10 conexões simultâneas do seu servidor. Para evitar que seu servidor obtenha rejeições temporárias “421 Muitas conexões SMTP simultâneas deste endereço IP, tente novamente mais tarde” gerando filas e atraso nas mensagens, assegure-se que configura o MTA para abrir simultaneamente um máximo de 10 conexões. Isso impedirá a acumulação de backlog no seu (s) servidor (es).
Portas de saída disponíveis
A porta de saída padrão é a 587 (STARTTLS)
Licença de saída
Ao comprar o serviço de saída, deverá ter em atenção que 1 IP como smarthost não conta como uma licença. O calculo é feito por domínio.
Caso tenha mais do que um domínio no seu servidor de e-mail local deverá adquirir um serviço individual para cada um dos domínios.