O envio massivo de email através de servidores partilhados é desaconselhado visto que o mesmo causa problemas na infraestrutura do serviço, baixando a qualidade do mesmo.
Embora não seja fácil definir qual a quantidade de emails para que um envio possa ser considerado massivo, não recomendamos o envio de mais de 3000 emails num periodo de 24 horas através do nosso serviço de email partilhado.
Precisamente por se tratar de um serviço partilhado que é utilizado por mais clientes, são necessários alguns cuidados no envio de modo a evitar o bloqueio da sua conta ou eliminação dos emails que está a enviar, tais como:
- Enviar os emails sempre que possível fora da hora normal de expediente (após as 20h00 e antes das 08h00);
- Ter atenção ao conteúdo do email para não ser considerado SPAM nos servidores que o recebem;
- Compor os emails sem anexos preferindo a utilização de links e reduzindo assim drasticamente o tamanho de cada email enviado;
- Enviar os emails de forma faseada, evitando o envio de centenas ou milhares de emails por minuto, caso contrário, os servidores remotos irão bloquear o servidor de envio, não chegando ao destino nem o seu email nem o de nenhum outro cliente;
- Enviar emails apenas para quem solicitou, evitando bases de dados que proliferam pela Internet. A maioria contém endereços inválidos e Spamtraps, que bloqueiam automaticamente os servidores em listas negras.
Para listas de destinatários maiores do que o indicado, recomendamos que utilize serviços de envio especificos para essa função e não a sua conta de email normal.
Eis alguns exempos de alguns serviços para envios massivos:
Caso possua um servidor dedicado, as recomendações continuam a aplicar-se, sendo do seu principal interesse manter o seu servidor afastado de listas negras e de ficar bloqueado noutros servidores.
O ignorar destas recomendações poderá causar problemas no serviço, como emails devolvidos, rejeitados, atrasados, bloqueados o que obrigará a eliminar o envio e bloquear ou suspender a sua conta de alojamento, tal como consta na nossa Politica de Utilização de Aceitável (PUA), alíneas 4 e 7: